Podem falar que é inconstitucional, ilegal e o que for... Mas que foi justo aplicar a lei da ficha limpa a um sujeito que renunciou o mandato para fugir do processo de cassação e meteu a mão nos recursos de uma famosa autarquia, a isso foi.
O STF enfim deu sua decisão final ontem a noite do caso do candidato Jader Barbalho, apesar de o empate ter persistido na suprema corte como no caso de Joaquim Roriz.
Com critérios de desempate expostos pelo Ministro Celso de Melo, propôs, entre outros, que fosse utilizado o artigo 146 do RISTF, o qual determina que deve prevalecer a decisão contrária a sustentada na ação, que foi para votação e ganhou por 7 votos a 3, predominando assim, a decisão do TSE .Já estão falando em uma nova eleição para o Senado, devido à impugnação das candidaturas de Jader Barbalho e Paulo Rocha. Mas como disse o Procurador Regional Eleitoral Daniel Avelino, diferentemente do que ocorre para cargos do Poder Executivo, que a lei diz expressamente que se mais de 50% dos votos forem anulados deve-se fazer uma nova eleição, para cargos do Legislativo, é aceitável a vitória por maioria simples.
Será que a carreira do jader acabou?!
ResponderExcluirPelo visto ele deixou um sucessor(muito bem instruido, por sinal).Esperar para ver se este segundo vai herdar os maus costumes...
É bem capaz do "tio jader" se aposentar e usufluir do dinheiro que na maioria foi roubado...
Que a decisao fez muita justiça, isso realmente o fez, o nosso querido Barbalho enfim teve uma miserazinha puniçãozinha pelos seus atos e ainda serviu de exemplo para os outros maus meninos. Mas há porens, deixando de lado essa coisa justiçeira que abita em todos nois, sabemos que o legislador foi mau, mau nao péssimo! Odeio fazer isso, mas concordo em muitos pontos do voto do "Ministromala" Gilmar Mendes, pontos como a aplicaçao retroativa, o art. 16 da CF, mas concordo principalmente quando o ministro disse "A gente sabe como é política. A gente sabe que por trás estão as organizações partidárias". Você que me ler, vamos refletir, uma lei dessas é passada para aprovaçao no congresso nacional, no mesmo ano que iriamos ter elições em todo o Brasil, eu pergunto: que politico em perfeito equilibrio psicologico vai ser contra uma lei dessas?(por mais que má escrita em varios sentidos) E mesmo assim ainda apareceu uns, claro, nao pelos motivos nobres( vale ressaltar que, no Pará foram eles: Asdrubal Bentes, Gerson Peres e Wladimir Costa), tanto vale esse destaque, que no senado federal, nao apareceu unzinho pra ser contra a tal lei, a aprovaçao foi unanime! Eu nao julgo os nosso senadores, seria um tiro do pé mesmo, ser contra uma lei dessa com todo esse apoio popular. Mas já chega, vamos deixar de lado essa baboseira de direito, que isso nao serve para muita coisa mesmo, tirando essa coisa de direito e jutiça blábláblá, a grande verdade é que essa foi uma vitória pra nois mesmo, a populaçao, mostrou o quanto estamos mais educados em relaçao ao processo eleitoral, mostra o quanto estamos proximos de nos tornar o "eleitor conciente", vale aqui citar nosso querido Lulu Santos "assim caminha a humanidade com passsos de formiga e sem vontade", isso mesmo, por mais que a evoluçao venha lenta a passos de formiga, mas ela esta vindo! Palmas para todos nois! Maaaaaaas, nao poderia ir embora desse comentário, sem fazer uma ultima ressalva, sem me permitir contar a ultima do nosso querido Barbalho. Quem leu o Diario do Pará do ultimo domingo me entende bem, onde o Barbalho reservou para si uma folha do caderno principal, para escrever uma carta aos seus eleitores, comparando a lei da ficha limpa com as perseguiçoes da epoca da ditadura, diante disso só posso fazer um comentario : HAUSHSUASUHASAHUSUHAUHSAUHSA. Pobre de nois e do povo parense menos instruido que acredita em toda essa baboseira, em toda essa politicagem, mas calma, ainda nao acabou, nessa mesma ediçao, foi publicada uma entrevista com o nosso querido Ministro Marco Aurelio, que advinhem só? é contra a lei da ficha limpa, e soltou várias alfinetadas ao tal projeto de lei, deixando o Jaderzinho com cara de coitadinho, foi julgado por uma leizinha dessa imoral. Que show deu o Diario do Pará de manipulaçao e alienação ao pobre povo paraense.
ResponderExcluirobs1: Não posso deixar de responder a pergunta feita pela nossa querida jú: "Será que a carreira do jader acabou?!", não não acabou, segundo o tal projeto de lei "superbemescrito" a puniçao dura apartir da renuncia, o resto do mandato e mais 8 anos, como o Jader renunciou em 2001, seu mandato era ate 2002, ou seja, 2010 é o ultimo ano de jader como politico inelegivel, apartir de 2011 ja é elegivel, o que nos leva a pensar, se tiver uma nova eleiçao para o senado há possibilidades concretas de jader ser candidato novamente ao senado federal pelo territorio papa xiber, é esperar pra ver....
Juh, como disse o andré, a inelegibilidade do "tio Jadi" termina esse ano, podendo ele voltar a se eleger em 2012. Mas até que ele poderia se aposentar com tudo que ele "conseguiu" na vida (além de ser ótimo para o povo do Pará)
ResponderExcluirAndré, realmente foi uma evolução muito grande para o povo brasileiro, mas essa lei só não basta, principalmente por não afastar todos que deveria das eleições, então devemos ainda prezar pelo voto consciente.
Quanto a questão do Diário do Pará defender o Jader, tenta assistir a RBA no programa daquele Ronaldo Porto (que era um cara que eu respeitava), é a tarde toda bajulando o Jader, PELO AMOR DE DEUS!!! Chega a ser ridículo, ele diz que foi uma injustiça o que fizeram com o coitadinho e bláblá, é uma babação de ovo só..Mas fazer o que, tem que defender o chefinho neh...
Olha, eu sinceramente acredito que essa Lei da 'Ficha Limpa' pode, sem dúvidas, ajudar a melhorar o nível de políticos que se metem a concorrer a cargos públicos no País. Mas, é claro, que promover a justiça não é tão fácil assim; No Brasil, um páis marcado por injustiças e pelo domínio de pessoas com maior poder aquisitivo, isso se torna evidente.
ResponderExcluirAqui, no Pará, tivemos uma prova de que essa lei 'funciona'. Me refiro ao candidato Jader Barbalho, que perdeu o mandando por conta dessa lei.
Deixo aqui, a minha opinião! Obrigado!
Gabriel, realmente a referida lei vai afastar alguns políticos das urnas, pelo menos por um tempo, mas mesmo assim, precisamos presar pelo voto consciente, que em um país como o Brasil, onde injustiças e desigualdades imperam, e como disseste, manda quem tema mais poder aquisitivo, fica ainda mais difícil.
ResponderExcluirQuanto ao Jader, pelo menos por enquanto estamos livres desse ser, mas acredito que ouviremos falar muito nele ainda...
PS: O espaço está aberto sempre que quiser fazer algum comentário.