quinta-feira, 14 de outubro de 2010

33 ou 35 "heróis"?

Como todos sabem este é um espaço para discussões e para expor qualquer tipo de indignação. Só que dessa vez não serei eu que colocarei o assunto em discussão. Venho aqui cumprir a promessa feita ao amigo Rafael Lima, acadêmico de Direito da Universidade Federal do Pará, que iria postar um texto de sua autoria (que espero que contribua mais com este espaço).
Trata-se de uma crítica feita sobre a questão dos mineiros do Chile que foram taxados como heróis, quando na verdade são vítimas, e de como os representantes do governo da Bolívia e do Chile se aproveitaram da situação para o marketing político, o que de fato não está longe do que ocorre por aqui...
Então, sem mais, ai está o texto na íntegra:
É impressionante o que passaram e resistiram os 33 mineiros que permaneceram por dois meses em um refugio que se encontra a 620m de baixo do solo, curioso é que se não tivesse ocorrido tal fato os 33 ainda estariam lá embaixo trabalhando sob condições subumanas que é o que acontece na maioria esmagadora dos casos com esses profissionais, onde trabalham em condições desumanas ganhando salários totalmente desproporcionais, desproporcionais não só pela atividade que estão exercendo como também pelo risco de vida e o perigo iminente a que estão sujeitos, fato que é desprezado/esquecido por muitos governantes que pouco se importam com a situação.
Curioso será observar agora o presidente do Chile querer se vangloriar da situação e usá-la como marketing político, bem como foi dito ontem a noite pela TV Bandeirantes que os 33 mineiros serão tratados como heróis, ao meu ver não são heróis e sim vitimas da lerdeza e da “vista grossa” do governo e até por não querer se manifestar perante essa situação, que não é lembrada no dia-a-dia, a situação em que esses trabalhadores (vitimas) dessa sede de riqueza capitalista a qualquer custo, sem se preocupar com a condição do meio ou dos profissionais que ali se encontram. A situação chegou a tal ponto que o presidente Chileno, Sebastian Piñera, de extrema Direita, e Evo Morales, o presidente Boliviano, um Esquerdista, posaram juntos para fotos, e encheram as manchetes dos jornais com discursos de solidariedade e superação, discursos daqueles em que você cansa de ouvir nos horários políticos e que são recheados de mentiras e promessas que não serão cumpridas, mas que eles sabem utilizar como ninguém para manipular e convencer a população que não teve acesso à educação e a um maior nível de instrução, de que são os salvadores da humanidade.
Fica registrado então o meu protesto e meu alerta a essa situação, que a meu ver será levada a alçadas maiores por interesse dos políticos. Tomem muito cuidado agora com os mineiros de nosso país, porque senão o Lula é capaz de cavar um buraco e “salvar” 33 pessoas de alguma mina só para chamar a atenção e fazer sua criatura ganhar as eleições nesse segundo turno.

5 comentários:

  1. É isso ai, um grande abraço meu amigo webstar!
    asiuhasusahsa
    Flw.

    ResponderExcluir
  2. ashushuahuashus
    Fala Rafael
    Está aí como prometido,
    sempre que puder contribuir com boas idéias é só avisar

    abraços

    ResponderExcluir
  3. Não tinha ainda olhado por essse lado que até pode ser verdade.
    É mesmo uma vergonha esses presidentes quererem tirar proveito de uma situação como esta para se promoverem
    Mas olhando por um lado mais positivo, pior seria se agissem como se nada estivesse acontecendo dando só algumas notas na imprensa somente para não passar em branco.

    Na América Latina infelizmente os Presidentes já tem essa fama de manipular as classes mais baixas que não tem acesso a instrução (o Lula que o diga não é).

    ResponderExcluir
  4. Bem pertinente o pensamento do nosso querido Rafael Salgueiro (vulgo bustela), mas não é preciso atravessar as fronteiras tupiniquins para observarmos a politica se aproveitando de situaçoes digamos peculiares, basta olharmos ao nossos presidenciáveis, que, adotaram o aborto e a religião como uma "escada" eleitoreira, chega a ser apelativo. Nos dois ultimos debates tivemos a candidata do chefe usando o debate como um local para explicar as suas declaraçoes a favor do aborto, já o tucano em seu horario eleitoral "cuspindo" palavras relacionadas a fé e a religião, e é engraçado como a populaçao compra esse tipo de atitude, como se o presidente que fosse sozinho determinar se o aborto deve ser ou nao liberado, enquanto a religiao, pouco importa se o candidato toma banho de pipoca ou reza o terço o estado é laico! Mas tenho que admitir que a tatica funciona, afinal todo esse "blábláblá" sobre esses temas polemicos esconde essa campanha congelada de ambos os lados e de pouca politica de fato discutida, mas no final todo mundo sabe como acaba, o todos nois se fu..... de um jeito ou de outro todos nois tomamos no c... de alguma forma.

    ps: perdao se fugir de certa forma do tema, tava precisando desabafar.
    ps2: vou cobrar meu espaço no blog
    ps3: quero mais é que o autor do texto sofra porque o time dele se fudeu!
    ps4: qualquer erro de portugues é absolvido pela licença poética.
    ps5: esse bixo é doido....

    ResponderExcluir
  5. Fala André

    Ficou um pouco forte o comentário mais eu gostei ashuashusahuas.
    Realmente nos debates está se discutindo tudo menos questões políticas propriamente ditas.

    Pode cobrar um espaço, é só avisar que eu posto aqui.


    PS: gostei dessa da licença poética, vou usar essa também ashashuhasuashu

    ResponderExcluir